Luau - Mais de 17 mil famílias vulneráveis do município do Luau, província do Moxico, iniciaram, este sábado, a beneficiar de um reforço de mil milhões e 147 milhões de Kwanzas, do programa de Transferências Sociais Monetárias denominado "Kwenda".
Trata-se da quarta e quinta prestação deste programa que será disponibilizado durante 20 dias, naquela região fronteiriça do Moxico.
Ao falar no acto de abertura do evento, o director provincial do Instituto de Desenvolvimento Local, Simão Paiata, disse que a sua instituição vai, igualmente, pagar quatro prestações às famílias que estiveram ausentes nas fases anteriores do programa, com um valor de 165 mil kwanzas.
O responsável reiterou o apelo do uso racional do dinheiro às famílias, de forma a criarem e tornarem rentáveis os seus negócios.
Anunciou ainda para este ano o início dos pagamentos nos municípios do Alto-Zambeze, Luacano e Cameia, enquanto no Léua, se realizará o cadastramento.
Além dos valores monetários, no município do Luau, o Instituto de Desenvolvimento Local, no âmbito do kwenda, está a apoiar duas mil pessoas com a entrega de animal caprino, sementes, fertilizantes e instrumentos agrícolas na componente de Inclusão Produtiva.
Namutete Jony, idosa de 88 anos de idade, e Francisco Nhengue, de 46, enalteceram a criação do programa, visto que permitiu apostar na agricultura, aquisição de chapas de zinco e criação de pequenos negócios.
Para a administradora municipal do Luau, Ester Vumbi Celestino, os valores disponibilizados pelo Kwenda traduzem-se em um alívio, visto que algumas famílias conseguiram criar seus rendimentos.
O Kwenda apoia, também, 11 mil 171 famílias em estado de vulnerabilidade no Camanongue, e em Luchazes um universo de quatro mil 418 agregados familiares.
O programa Kwenda, de iniciativa do Executivo angolano, visa criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis e em situação de pobreza no país, com um valor monetário semestral de 66 mil Kwanzas.
Está avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial (BM), sendo os outros 100 milhões USD, provenientes do Tesouro Nacional.
É operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (ex - Fundo de Apoio Social - FAS), que em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. LTY/TC/YD