Uíge - Nove mil e 328 agregados familiares do município do Mucaba, na província do Uíge, começaram hoje, sexta-feira, a beneficiar do Programa de Transferências Monetárias "Kwenda".
O programa, que contempla a entrega de 51 mil Kwanzas por cada agregado familiar, conta com um valor global de 475 milhões e 728 mil Kwanzas para serem distribuídos em 57 aldeias selecionadas.
O acto de lançamento do Programa de Transferências Monetárias decorreu na aldeia do Lambo, município de Mucaba, com a entrega de mais de três milhões de Kwanzas aos agregados familiares daquela localidade.
Ao intervir no acto, o director do Gabinetede Desenvolvimento Económico e Integrado do Uíge, Joaquim Gimbi, destacou a importância da implementação do programa, que irá contribuir para a melhoria de vida de várias famílias.
Por sua vez, o director do FAS no Uíge, Nanizaiawo Capitão, reafirmou a contínua assistência das famílias por formas a permitir que se tornem auto-suficientes do ponto de vista financeiro.
O Kwenda é um programa do Governo angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza. Avaliado em 420 milhões de USD, é financiado em 320 milhões de USD pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões provenientes do Tesouro Nacional.
O Kwenda comporta ainda as componentes da Inclusão Produtiva, que consiste na inclusão dos beneficiários em actividades geradoras de renda.
A municipalização da Acção Social tem o objectivo de aproximar os serviços sociais aos cidadãos, através da criação de Centros de Acção Social Integrados (CASI)