Luanda- Três famílias vulneráveis que perderam as suas residências em consequência das chuvas, no município do Cazenga, em Luanda, foram realojadas nesta terça-feira na Centralidade do Kalawenda.
O acto foi presidido pelo presidente do grupo parlamentar do MPLA, Virgílio Fontes Pereira, que no sábado, 24, visitou as três famílias, uma das quais com uma criança com um mês de vida que vivia ao relento.
Segundo o politico, o processo deve continuar de modo normal e não pode estar em volta de problemas burocráticos, devendo os órgãos competentes do Estado agilizar os procedimentos e simplificar a reforma administrativa em curso para que processos como estes sejam rápidos em resolver as necessidades das famílias.
Alertou para a necessidade de sensibilizar os cidadãos no sentido de cada um ter a consciência de que não deve construir em zona de risco, mas dentro das normas estabelecidas pelo Estado.
O administrador municipal do Cazenga, Tomás Bica Mumbundu, disse que no quadro do programa de realojamento das famílias que vivem a volta de algumas bacias de retenção ( Tio Kimbundu, Mabululo e dos Picos) a administração vai continuar com o processo de instalação das famílias em curso desde 2018, que será reiniciado em breve com o apoio de pelo menos 68 famílias.
" A administração do Cazenga não está a dar casas, este é um processo antigo , as familias estão devidamente cadastradas e serão os beneficiários das residências", explicou .