Lubango - Pelo menos 418 milhões, 404 mil Kwanzas foram entregues a 16 mil 408 famílias vulneráveis do município de Quilengues, na Huíla, das 19 mil e 505 inscritas para as Transferências Sociais Monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”.
O número de beneficiários corresponde a 84 por cento do global de beneficiários inscritos em 202 bairros do município. O valor faz parte da primeira prestação do benefício trimestral de 25 mil e 500 Kwanzas, num processo que começou em Julho último.
Em declarações à ANGOP hoje, terça-feira, o chefe do departamento executivo provincial do Instituto de Desenvolvimento Local “FAS” na Huíla, Frederico Sanumbutue, afirmou que foram excluídos 134 agregados familiares, por não terem os requisitos exigidos, pois tratava-se de funcionários públicos ou esposas destes.
Declarou estar ainda por pagar três mil 97 famílias, nas três comunas de Quilengues (sede, Dinde e Impulo), que estavam ausentes nos pontos fixos de pagamento, mas que vão agora receber o benefício no Centro de Acção Social Integrado (CASI) e noutros locais por definir nas respectivas comunas.
Informou que para além das dificuldades com as vias de acesso, contam somente com um único ATM em funcionamento na sede do município, incapaz de satisfazer a demanda.
Frederico Sanumbutue fez saber que participam da actividade de pagamento, técnicos do FAS, das administrações municipais e comunais, supervisores, Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) e os coordenadores dos bairros-alvo.
Quilengues é o segundo município da província da Huíla a efectuar o pagamento das famílias com as Transferências Sociais Monetárias, depois da Cacula que integrou a fase piloto.
Humpata e Gambos serão os próximos municípios a beneficiar, no quadro da expansão do programa.
O Kwenda é um programa do Executivo angolano que visa o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade ou pobreza extrema operacionalizado Instituto de Desenvolvimento Local “FAS”.