Chinguar - Cento e trinta e seis famílias afectadas pela chuva, no município do Chinguar, na província do Bié, foram apoiadas nesta quarta-feira com bens de primeira necessidade, num gesto do Ministério da Administração do Território “MAT”.
Entre os bens constam arroz, massa e óleo alimentar, farinha de trigo, detergentes e outros.
No acto de entrega, a administradora municipal do Chinguar, Ângela Ucueianga, disse que a chuva causou prejuízos no seio das famílias da sede municipal e das comunas do Cutato e Congote, daí esta acção do Executivo angolano, que visa melhorar a qualidade de vida das populações.
Assegurou, no entanto, que as autoridades administrativas locais vão continuar a apoiar as famílias afectadas pela chuva e outros fenómenos da natureza.
Convidou a classe empresarial a juntar-se à causa, de modo a abranger maior número de famílias carenciadas.
No ano passado (2022), 551 famílias, totalizando três mil 426 pessoas, ficaram desabrigadas, na província do Bié, com a destruição de 571 residências, em consequência da chuva, acompanhada de fortes ventos.
Foram abrangidas, na altura, seis lojas, igual número de escolas, sete igrejas, nove celeiros, duas unidades policiais, um jango, quatro postes de iluminação pública, comité de acção do MPLA no Cuito, entre outros, com prejuízos estimados em 106 milhões 694 mil kwanzas.BAN/PLB