Chibia – Sete mil pessoas afectadas pela seca na comuna do Jau, município da Chibia, na Huíla, receberam hoje, sábado, de 70 toneladas de bens alimentares entregues pelo governo angolano, no âmbito do plano de emergência de apoio às pessoas vulneráveis.
Dos bens consta arroz, açúcar, biscoitos, massa e óleo alimentar, feijão e leite em pó, em benefício de pessoas da comuna que dista a 18 quilómetros a leste da sede municipal Chibia.
As mesmas populações recepcionaram, igualmente, 20 moto-cisterna, balões de fardo, cobertores, sabão, bem como seis mil caixas de medicamentos diversos, para acudir crianças desnutridas.
Falando à imprensa, o governador Nuno Mahapi Dala, afirmou que os bens alimentares e não só vão, de alguma forma, responder à carência das populações.
Fez saber que, numa primeira fase, o programa abrange a comuna do Jau, a segunda vai atender a Humpata e Lubango.
Já o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, sublinhou que o Executivo está atento para dar resposta, sempre que for preciso, as necessidades prementes das populações.
A província da Huíla está localizada numa área de 79.023 quilómetros quadrados e tem uma população estimada em três milhões, 090 mil e 048 habitantes, afectada pela seca devido a ausência de chuvas que se fazem sentir de forma irregular desde 2015.