Andulo – Sem serviço de internet há três meses, a mediateca móvel no município do Andulo, província do Bié, tem registado pouca adesão, durante este período, sobretudo de estudantes, soube hoje a ANGOP.
A informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo chefe de Recursos Humanos dessa instituição pública, Silvestre Sandjulia, que adiantou tratar-se de um problema com a fibra óptica, mas que já estão a trabalhar, em colaboração com a Mediateca “Zé Dú” 28 de Agosto, em Luanda, para a restauração do sinal.
Outra grande preocupação apresentada pelo responsável prende-se com o défice de corrente eléctrica.
Segundo Silvestre Sandjulia, a falta desses dois bens (internet e energia) tem influenciado na fraca procura pelos serviços por parte dos estudantes. Por exemplo, de Janeiro deste ano a presente data, apenas inscreveram-se 14 novos utilizadores, contra 90 cadastrados em 2023.
"Infelizmente trabalhamos apenas no período da tarde, quando a energia eléctrica restabelece. O grupo gerador que está acoplado à mediateca avariou em 2020", lamentou.
Ainda assim, adiantou, têm estado a desenvolver acções de sensibilização dos estudantes, a partir das escolas, sobre a importância da mediática na vida académica.
Realçou que, recentemente, a Direcção Municipal da Educação do Andulo, fruto do apoio social aos estudantes, abriu excepção a alguns estudantes sem condições financeiras, no sentido de usufruírem do espaço, sem mesmo terem cartões de utilizadores.
O cartão de utilizador é adquirido por dois mil Kwanzas, para um período de um ano.
No momento, estão cadastrados 217 estudantes que usufruem de cartões, que os permite usar regularmente o espaço.
Queixou-se igualmente da falta de segurança do espaço.
Contou que a estrutura já foi alvo de arrombamento, em 2023, mas, felizmente, os meliantes não conseguiram levar nada, graças à pronta intervenção dos guardas de uma das lojas dos arredores.
Actividades extras incentivam presença de visitantes
Para incentivar a presença da juventude no espaço, a direcção firmou parceria com algumas associações filantrópicas, que periodicamente realizam actividades lúdicas, que chegam mesmo a congregar cerca de 400 cidadãos.
Por exemplo, todas as quinta-feira, a associação de jovens literários do município promove debates com diversas temáticas da vida estudantil e socioeconómica do município, num projecto denominado "quintas de diálogo", visando cultivar o gosto pela literatura no seio dos jovens.
A mediateca móvel do Andulo funciona desde 2020.
Existem no local 17 computadores portáteis, destes dois encontram-se inoperantes, e outros quatro computadores digitais, que permitem a feitura de vídeo-aulas, para a aprendizagem sobretudo das línguas inglesa e francesa.
Possui ainda 314 livros de diversos títulos. LB/PLB