Caxito – O secretário de Estado para Juventude, Francisco Boaventura Chitapa, reiterou hoje, em Caxito, província do Bengo, a aposta do Executivo em continuar a executar programas de desenvolvimento social, político e económico que possam beneficiar os jovens.
Ao intervir no acto central de abertura da jornada “Abril Jovem”, sublinhou que a jornada constitui um momento privilegiado de reconhecimento do papel da juventude enquanto força motriz da sociedade.
“Para além de olhar para os desafios e aspirações da juventude, a jornada vai procurar incutir aos jovens os mais altos valores da nação como patriotismo, humanismo, o respeito pelos órgãos de soberania, a valorização dos símbolos nacionais, a preservação da paz e da unidade nacional”, disse.
Segundo responsável, a jornada visa promover as competências técnicas dos jovens, a sua integração socioeconómica, e o incentivo ao desenvolvimento comunitário por meios de acções voltadas à promoção do empreendedorismo, formação técnica e profissional e fomento do auto-emprego.
O vice-governador provincial do Bengo para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, disse que os jovens são um importante e insubstituível activo na transformação de Angola num país desenvolvido.
Ao referir-se aos recursos naturais do país, apontou a juventude como o principal motor de transformação para o combate à fome, à pobreza, o desemprego e a falta de habitação.
A decorrer até ao dia 30 de Abril, a jornada Abril Jovem tem por objectivo mobilizar a juventude em torno das comemorações alusivas ao dia da juventude angolana e avaliar o grau de implementação das políticas públicas da juventude adoptadas pelo Executivo angolano.
O acto central foi marcado pela apresentação do Plano Estratégico do Desenvolvimento Integral da Juventude 2023/2027, para recolha de contribuições. FS/IF