Quiçama - A estátua que representa a imagem da Mamã Muxima, já se faz presente no santuário da Muxima, vinda pelo rio Kwanza, a partir da Cabala, transportada por uma embarcação, constou hoje, sábado, a ANGOP.
É a primeira vez, em muitos anos de peregrinação à Nossa Senhora da Muxima, que a estátua peregrina por várias dioceses, tomando o regresso ao santuário via fluvial.
A chegada da imagem de "Maria, mães de Jesus Cristo", foi testemunhada por mais de 50 mil devotos acampados desde sexta-feira, no Santuário.
Na ocasião, a religiosa Domingas Mateus, de 48 anos de idade, disse que a estátua da Mamã Muxima representa a certeza de que Jesus está presente e as orações serão atendidas.
Já, Maria Vinda, sublinhou que ver a chegada da estátua da "Mamã", simboliza alegria, sendo ela, o meio para se chegar a Jesus Cristo.
A peregrinação à Nossa Senhora da Conceição da Muxima, decorre de 1 a 3 de Setembro, sob o lema "Com Maria, Amemos e Protejamos as Crianças".
Neste Sábado realiza-se a missa pontifical, que será orientada pelo Bispo Emérito da Diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes.
Às 9 horas de domingo vai se realizar a missa de encerramento, a ser presidida pelo bispo Dom Emílio Sumbelelo, da Diocese de Viana.
Entretanto, desde o primeiro dia da chegada dos fiéis à vila da Muxima, decorrem várias actividades, entre as quais, missas, confissões, catequeses e louvores de adoração ao santíssimo. CLAU/AJQ