Menongue - O palestrante e especialista em comunicação Venâncio Vicente apontou a disciplina profissional e académica como sendo os principais pilares para o surgimento de jovens de sucesso, que contribuam para o desenvolvimento multifacetado do país.
Venâncio Vicente apontou tais premissas neste domingo, em Menongue, capital do Cuando Cubango, quando falava à Imprensa no final de uma palestra motivacional, subordinada ao tema: “Liderança, metas e objectivos, com foco nos resultados”, destinada a mais de 100 jovens, entre estudantes, empreendedores e funcionários de distintas instituições públicas e privadas.
Para o palestrante, o sucesso deve ser resultado do trabalho árduo e a observância de todo o processo de ascensão, tendo em atenção a ideia da superação contínua, seguindo os melhores modelos, quer seja na academia, nos negócios, na administração local do Estado ou em outras áreas de actuação.
Conforme o prelector, os jovens devem ter o comprometimento de se tornar numa marca de auto valor, que tenha a capacidade de influenciar as pessoas residentes na sua comunidade a praticar acções positivas que concorram para a convivência harmoniosa e pacífica entre as pessoas.
Outra estratégia, na óptica do especialista, passa pelo domínio individual dos pontos fortes para a sua maximização na busca de resultados, sendo igualmente importante conhecer os pontos fracos para as devidas correcções e mudanças.
Por outro lado, aconselhou os jovens sobre os perigos do imediatismo, assegurando que toda a conquista deve obedecer um longo processo com diferentes etapas, começando sempre pela formação académica, técnica e profissional.
Por seu turno, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Cuando Cubango, Miguel Chissingui enalteceu a realização da palestra, uma vez que serviu para despertar os jovens sobre a necessidade de continuar a apoiar o governo no grande desafio da diversificação da economia.
Em seu entender, os jovens devem trabalhar sempre com o foco nos melhores resultados profissionais e corporativos, observando a ética, a deontologia profissional e, acima de tudo, o amor à pátria.
Felicitou aos jovens filiados ao CPJ de forma particular e a todos os demais jovens do país pelo 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, assinalado neste domingo, tendo manifestado o seu comprometimento em replicar todos os conhecimentos apreendidos. MSM/FF