Sumbe – A Empresa Provincial de Águas e Saneamento do Cuanza Sul (EPASKS) está a finalizar os trabalhos de reposição do fornecimento deste líquido, para as cidades do Sumbe, Quibaúla e periferias, soube hoje, segunda-feira, à ANGOP.
Trata-se de quatro bombas de sucção avariadas devido ao transbordo do Rio Cambongo, causado pelas chuvas nas últimas duas semanas e a consequente submersão dos equipamentos, com uma capacidade de 410 metros cúbicos por hora cada.
As duas cidades e arredores poderão beneficiar de água a partir de quarta-feira.
“Estamos a montar novas bombas de sucção provenientes de Luanda e auguramos, no decurso desta semana, terminar a montagem e a retoma do fornecimento de água para as zonas afectadas”, disse o porta- voz da EPAKS, Adilson Rita.
Em declarações à imprensa, o responsável referiu que, neste intervalo, os técnicos vão efectuar testes para os tanques da Centralidade da Quibaúla, com um universo de mais de duas mil residências.
A nível da cidade do Sumbe, a Empresa de Águas e Saneamento do Cuanza Sul controla mais de 12 mil ligações domiciliares, trezentos chafarizes, e conta mensalmente com uma receita de 35 milhões de Kwanzas. Cij/Lc/OHA