Menongue - Quarenta e cinco jovens empreendedores de ambos sexos filiados em associações e cooperativas em Menongue, capital do Cuando Cubango, beneficiaram hoje, domingo, de kits diversos para impulsionar pequenos negócios no seio desta franja da sociedade.
Trata-se de um kit composto por motorizadas de três e duas rodas, fogões, geleiras, entre outros, numa iniciativa do Conselho Provincial das Juventude e da administração municipal de Menongue, que marcou o encerramento da jornada Abril/Jovem, em acto orientado pelo governador local, José Martins.
Os meios entregues inscrevem-se no âmbito da implementação do programa “Mamã Levanta e empoderamento da Juventude”, que tem a duração de cinco anos, prevendo beneficiar, a nível dos nove municípios do Cuando Cubango, mais 12 mil e 500 pessoas.
Na sua intervenção, o governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, encorajou os beneficiários no sentido de explorarem bem os meios postos à sua disposição, por constituir uma oportunidade de entrar no mundo do empreendedorismo e contribuírem no desenvolvimento económico da província.
Por seu turno, o secretário executivo do conselho da juventude no Cuando Cubango, Miguel Tchissingui, enalteceu o esforço do governo local em implementar acções do género, que irão dar lugar a novos empregos de forma paulatina e combater a delinquência juvenil.
Apontou como principais anseios da juventude, a par da empregabilidade, o sonho da casa própria, desejo que será satisfeito com a construção, em Menongue, no âmbito da acção do Executivo, de mais de três mil residências.
No âmbito do encerramento das actividades do Abril Jovem no Cuando Cubango, o conselho local da juventude e a administração de Menongue homenagearam, por mérito, o governador e outras individualidades, por seus feitos em prol da província.ALK/JSV/PLB