Luanda - A Empresa Nacional de Construção e Infra-estruturas Urbanas (ENCIB) começa, em Março, a terraplanagem de 20 quilómetros de estradas em todos os municípios, informou segunda-feira, em Luanda, o seu director-geral Laureano Tchoia.
O anúncio foi feito na Sessão Extraordinária de Balanço do Governo Provincial de Luanda (GPL) orientada pela governadora Ana Paula de Carvalho.
Segundo o director, numa primeira fase os trabalhos devem iniciar pelos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi e Luanda, beneficiando a zona urbana.
No município de Luanda, a ENCIB vai melhorar as travessas das ruas Dona Amália e do Pica-pau, (distrito do Rangel), rua 55, no Cassequel, com terraplanagem, enquanto no Neves Bendinha será beneficiada a da Cimex com tapete asfáltico.
No Kilamba Kiaxi, serão melhoradas as ruas do Gás, 64, Santa Teresinha, das Caritas e da Sapú, onde a intervenção vai coincidir nas vias já existentes.
Laureano Tchoia explicou que, nesta primeira fase, se pretende melhorar a transitabilidade das ruas.
Acrescentou que a ENCIB tem todos os meios necessários, mas para essa empreitada a empresa vai contar com parceiros para melhorar a circulação na cidade capital.
“ Trata-se de um projecto de iniciativa do Governo de Luanda, em que o GPL vai suportar uma parte dos custo e os municípios comparticipam com outra parte da quantia”, esclareceu.
Apontou como um dos grandes problemas das estradas de Luanda a falta de manutenção, por este motivo a ENCIB pretende fazer um trabalho continuado, antes e depois das chuvas para que as vias estejam sempre transitáveis.
Segundo o responsável, a ENCIB conta também com uma equipa para fazer os trabalhos nas zonas urbanas que carecem de melhorias.