Saurimo – Cento e 14 empresas diversas com dívidas contraídas no Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) na província da Lunda-Sul têm contactos e endereços falsos declarados no sistema da instituição, informou hoje, quinta-feira, em Saurimo, o chefe dos Serviços provinciais local, Francisco Ngueve.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse que as referidas empresas declararam endereços falsos, com o intuito de não serem localizados, durante o processo de cobrança da dívida.
Para contrapor a situação, Francisco Ngueve disse que o INSS está a trabalhar com alguns parceiros como a Administração Geral Tributária (AGT), Secretaria do Governo Provincial, Gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado, para localizar as empresas devedoras.
Sublinhou que caso os visados não explicarem os reais motivos da ocultação dos dados no sistema, incorrem aos crimes de contravenção, passível de multas e sanções.
O pagamento da segurança social dos trabalhadores é uma obrigatoriedade do empregador, para que os trabalhadores possam beneficiar dos seus direitos na idade de reforma sem qualquer constrangimento.
As empresas devem ao INSS na Lunda Sul mais de 400 milhões de kwanzas.
Os serviços provinciais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) na Lunda-Sul controlam 1.826 empresas públicas e privadas, com um total de 39 mil e 50 trabalhadores. QB/JW/ART