Huambo – Mais de cinco mil efectivos de distintos organismos do Ministério do Interior, das Forças Armadas Angolanas e das empresas de segurança privada, no Huambo, estão mobilizados para garantir o asseguramento da população durante a quadra festiva.
O efectivo apresentado hoje, quarta-feira, pelo delegado local do Ministério do Interior, Francisco Ribas da Silva, durante a formatura geral, terá a responsabilidade de manter a ordem e tranquilidade públicas antes, durante e depois do Natal e da passagem de Ano.
Entre as tarefas, constam a realização de operações e patrulhamento nos 11 municípios da província, com recurso, sempre que necessário, de meios bélicos para neutralizar acções dos meliantes que insistirem em perturbar a segurança pública.
A propósito, o delegado do Ministério do Interior no Huambo, Francisco Ribas da Silva, pediu maior responsabilidade do efectivo na garantia do asseguramento dos cidadãos, incluindo os seus bens e o normal funcionamento das instituições, para que o período festivo decorra dentro de um clima de segurança.
Para o efeito, informou ter sido efectuado um desenho de operacionalização policial, com acções concretas e objectivas, onde cada efectivo actuará no cumprimento da sua missão, com rigor, disciplina e zelo, para que se atinja os objectivos preconizados.
O comissário da Polícia Nacional fez saber que a meta passa pelo combate aos crimes violentos, ofensas corporais, roubos qualificados, furtos e a sinistralidade rodoviária.
"Temos condições humanas e materiais para fazermos um balanço positivo no final, com menos crimes e menos acidentes de viação, à semelhança do ano passado", referiu.
A formatura de apresentação foi seguida da demonstração das forças e meios disponíveis.