Luanda - A empresa Refriango pretende empoderar jovens nacionais, a partir de 18 anos, que apresentarem projectos de impacto para as comunidades, inseridos no prémio "Tigra Nova Garra".
A informação foi, esta terça-feira, avançada durante a apresentação do concurso que irá premiar quatro candidatos de cada categoria: saúde, desporto, música, ciência e tecnologia, meio ambiente e artes, com objectivo desenvolver e capacitar os jovens angolanos.
O concurso, enquadrado no programa social da Refriango, consiste na apresentação de projectos de sustentabilidade, que desenvolvem ou podem ser desenvolvidos nas comunidades em diversos pontos do país.
Os projectos, na sua maioria desenvolvidos a título pessoal, visam aos candidatos emprestar o seu saber e o seu talento para impactarem a vida da população.
Segundo o presidente de júri, Danilo Castro, é de louvar a iniciativa privada da Tigra, que ajuda o país a promover jovens com projectos que de facto ajudam a desenvolver o país.
Por exemplo, na categoria de saúde, um dos candidatos, médico-cirurgião de especialidade, Márcio Gaspar, tem um projecto virado a formação médica que visa a criação de um centro de treinamento para a capacitação em cirurgia por mínimo acesso ou a laser.
Segundo o concorrente, já existe um espaço, faltando apenas os meios tecnológicos.
Os candidatos são sujeitos ao escrutínio do público por meio do canal da cerveja Tigra, no YouTube, onde serão divulgados os vídeos dos projectos e no final o voto dos jurados.
De três a nove de Maio, estarão em votação os vídeos de arte e meio ambiente, de 10 a 16 de Maio, desporto, ciência e tecnologia e de 17 a 23, música e saúde.
Os vencedores receberão na gala, a ter lugar no dia 28 de Maio, um troféu, um cheque de um milhão de Kwanzas, e a possibilidade do seu projecto ser inserido na plataforma da Tigra (Escolas dos Tais).