Luanda - O presidente da Associação de Organização de Actividades e Apoios aos Necessitados (AOAAN), Francisco de Ambriz, apontou, esta quarta-feira, em Luanda, o empoderamento da mulher, sobretudo a do meio rural, como factor de desenvolvimento da sociedade.
Francisco de Ambriz, que falava no discurso de abertura da palestra “O empoderamento da Mulher e seus feitos“, no âmbito das celebrações do Março-Mulher, precisou que a classe feminina constitui um importante pilar na participação activa na vida social e económica, "desde a zungueira a administrativa".
Segundo o responsável, o empoderamento feminino pode ser definido de várias maneiras, incluindo aceitar os pontos de vista das mulheres ou fazer um esforço para buscá-los, elevando o status das mulheres por meio da educação, conscientização, alfabetização e treinamento.
Acrescentou também que o acto de conceder o poder de participação social às mulheres para garantir os seus direitos, com total igualdade entre os gêneros, é outra maneira de emponderar as mulheres, sublinhando ser ainda uma resposta a todo o machismo institucional.
Lembrou que Angola tem actualmente 39 por cento de mulheres em cargos de direcção e títulos que empoderam e que as representa em vários niveis da sociedade.
O encontro teve como objetivo refletir sobre os feitos das mulheres para o crescimento do país e concomitantemente no âmbito das celebrações do Março mulher. EVC/VIC