Caxito – As parcelas do financiamento das obras de electrificação do Triângulo dos Dembos, incluindo Nambuangongo, na província do Bengo, poderão começar a chegar logo que forem desbloqueadas, informou em Caxito, o director provincial do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, Belarmino Alberto de Matos.
Ao apresentar o ponto de situação do projecto durante a primeira reunião do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades, o responsável informou que em Fevereiro, deste ano, o Presidente da República, João Gonçalves Lourenço, aprovou um despacho que autoriza a ministra das Finanças a negociar com o banco de Espanha no sentido de dar início ao desbloqueio das parcelas de financiamento da obra.
“É um decreto assinado no dia 15 de Fevereiro e já no dia 15 de Março a governadora manteve uma audiência com a ministra das Finanças para pedir indulgência nos passos subsequentes” pontualizou.
Aguardamos apenas o início do desbloqueio das parcelas. Pensamos que a breve trecho o financiamento começará a acontecer, concluiu, adiantando que ainda não se sabe quantas parcelas estão previstas, nem o valor das mesmas.
O responsável sublinhou ainda que da parte do governo da província muita coisa já foi feita, tal como a desminagem, a catalogação da famílias que cultivavam ao longo do perímetro, vários estudos, entre outras acções.
Orçado em cerca de 63 mil milhões 544 milhões 616 mil 790 kwanzas, financiados pelo Reino de Espanha, prevê-se executar o projecto em 24 meses.
É um projecto que comportará 170 quilómetros de linha de 60 e 30 kilovolts , saindo da barragem das Mabubas. Terá quatro substações na comuna do Úcua (Dande), Piri, Kibaxe (Dembos) e Muxaluando (Nambuangongo).
A iniciativa poderá gerar 300 postos de trabalho, entre directos e indirectos, e fazer 24 mil ligações nos municípios do Bula Atumba, Dembos, Pango Aluquém e Nambuangongo.IF