Huambo – Oito bairros periféricos da cidade do Huambo podem beneficiar, a partir de Setembro próximo, do fornecimento de energia eléctrica, tanto domiciliar, como de iluminação pública, no quadro do programa de expansão da rede.
A informação foi prestada, esta quarta-feira, pelo administrador do município do Huambo, Azevedo Manuel Cambiambia, durante o Conselho de Auscultação e Concertação Social (CACS), que disse estarem a decorrer, neste momento, a implementação da linha de transporte.
Posteriormente, acrescentou, seguir-se-á a colocação dos Postos de Transformação (PT) e das caixas de derivações, de modo a que os munícipes celebrem já os contratos com a Empresa Nacional de Electricidade de Electricidade (ENDE) para as ligações domiciliares.
Referiu tratar-se, para a expansão da rede domiciliar, dos bairros Cavongue 2, Casseque, Munda 1 e 2, Utalamo e R21.
Sobre a iluminação pública, o responsável destacou os troços de acesso à centralidade do Lossambo e bairro 8 de Janeiro.
Sem revelar os custos projecto, disse ser uma acção que está a ser desenvolvida, com o objectivo de melhorar as condições socioeconómicas para a melhoria da população.
Paralelamente, Azevedo Manuel Cambiambia disse estar a decorrer a terraplenagem dos bairros Aviação, Benfica, Bom Pastor, Santo António, Cavongue, São José, Cacilhas, Vila Graça, Bomba, Fátima, Sassonde 1, 2 e 3, assim como dos acessos às comunas da Calima e Chipipa, no quadro do melhoramento das vias.
O município do Huambo, um dos 11 da província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 966 mil 127 mil habitantes, distribuídos em três comunas (Chipipa, Calima e Sede). ZZN/ALH