Cuito- A jovem Edmira Kalei, de 18 anos de idade, venceu na madrugada deste domingo, no Cuito, a décima sétima edição do concurso Miss Garota-Bié, com 678 pontos.
Com uma participação de 17 concorrentes, o júri, liderado por Aires Catombela, elegeu ainda como primeira e segunda dama de honor, respectivamente, Mariceu Arcanjo e Nilcema Aristides.
Durante a cerimónia, foram ainda eleitas as candidatas Eufémia Jamba a miss simpatia, Ana Kassua fotogenia, Avelina Cassinda revelação e Laura Pinto redes sociais.
O melhor traje tradicional foi para a candidata Alice Paulina Canequela, de 18 anos, com 198 pontos.
A miss eleita recebeu como prémio um guarda-fato e um ano de spar, a primeira-dama beneficiou de um fogão e seis meses spar, ao passo que a segunda-dama de honor recebeu uma máquina de lavar roupa e três meses de spar.
Na ocasião, Edmira Kalei sublinhou que, durante o seu mandato de um ano, deverá apostar na luta contra a catarata, uma doença do foro oftalmológico e que tem estado a registar muitos casos na província do Bié.
Animaram o espectáculo músicos e dançarinos locais e do Huambo, num evento com muito "glamour", simpatia e cultura geral, desfiles de trajes com fatos de gala e não só, testemunhado por familiares e demais convidados.
De iniciativa da Associação dos Jovens do Calçadão (AJC), este concurso esteve suspenso desde 2019, por conta da Covid-19. A coroa pertencia a Goreth Vilingue.