Malanje- O novo arcebispo Metropolitano de Malanje, Dom Luzizila Kiala, foi investido hoje, domingo, no cargo, tornando-se assim no oitavo pastor na condução dos destinos da Igreja Católica na província.
A cerimónia de empossamento foi presidida pelo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé, Dom Giovanni Gaspari e culminou com a celebração da sua primeira missa desde a nomeação a arcebispo de Malanje, em Setembro deste ano.
Na sua homilia, Luzizila Kiala defendeu a expansão do evangelho nas periferias de Malanje, tarefa que, na sua visão, exige uma pastoral voltada à descoberta de novos padres, por meio da criação de viveiros em todas as paróquias.
Considerou necessário o reforço da comunhão entre os bispos e fiéis católicos e de outras religiões, bem como atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade, sobretudo neste período de pandemia da Covid-19 que vem agravando a pobreza no país.
Por sua vez, o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, advogou o contínuo engajamento da igreja na promoção do amor e da fraternidade, em prol da paz social.
Anunciou, para breve, a criação de novas dioceses, tendo em vista uma pastoral de proximidade, dinâmica e presente no meio das comunidades, capaz de produzir conversões autênticas.
Na ocasião, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, enfatizou o laço histórico entre a igreja e o governo, traduzido na acção social, com enfoque para os sectores da saúde, educação e assistência à pessoas em situação de vulnerabilidade.
Reconheceu ainda o papel da igreja na pacificação das famílias, visando a construção de uma sociedade cada vez mais harmoniosa, razão pela qual urge a contínua parceria com o Estado.
Nomeado pelo Papa Francisco, Dom Luzizila Kiala substitui Dom Benedito Roberto, falecido a 8 de Novembro de 2020, por doença.
De 58 anos de idade, até então era bispo da Diocese do Sumbe (Cuanza Sul).
Ordenado sacerdote a 23 de Agosto de 1992, o prelado é doutor em Teologia Espiritual pela Pontífice Universidade Gregoriana de Roma.
Antes Diocese, a Arquidiocese de Malanje existe há 64 anos e já foi liderada por Dom Manuel Nunes Gabriel, de 1957 a 1962, Dom Pompeu de Sá Siabra (1962-1973), Dom Eduardo André Muaca (1973-1975), Dom Alexandre Cardeal do Nascimento (1975-1977), Dom Eugénio Salesso (1977-1998), Dom Luís Maria Pérez de Onraita (1998-2012) e Dom Benedito Roberto (2012-2020). A Arquidiocese de Malanje abrange o município de Xá-Muteba, província da Lunda Norte.