Malanje- O Papa Francisco nomeou hoje, quarta-feira, como Arcebispo da Arquidiocese da província de Malanje, Dom Luzízila Kiala, de 58 anos de idade, natural da Damba, província do Uíge.
O anúncio foi feito pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Malanje, Padre Adão António, durante a leitura de um boletim proveniente da Santa Sé (Vaticano), ante a presença de padres, madres, freis, vigários e irmãos de diversas paróquias e pro-paróquias da província.
Até a data da sua nomeação, Dom Luzízila Kiala foi Bispo da Diocese do Sumbe, província do Cuanza Sul e substitui Dom Benedito Roberto, natural de Mussende (Cuanza Sul), falecido por doença em Malanje, em Novembro de 2020, aos 74 anos de idade.
De acordo com o Vigário Judicial da Arquidiocese de Malanje, Padre Pedro Luís, a tomada de posse do novo pastor poderá acontecer dentro de 2 meses, em cumprimento ao código do direito canónico.
Nascido a 19 de Novembro de 1963, o novo Arcebispo de Malanje frequentou o seminário de Filosofia na província do Uíge e o seminário Teológico no Huambo.
Foi ordenado sacerdote a 23 de Agosto de 1992, nomeado Bispo do Sumbe a 21 de Maio de 2013 e ordenado a 25 de Agosto de 2013. Obteve o grau de doutor em Teologia Espiritual pela Pontífice Universidade Gregoriana de Roma em 2021.