Cuito – O director provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Bié, Afonso Belo Sanguvila, apelou hoje, sábado, na cidade do Cuito, aos escuteiros para que contribuam no reforço das campanhas de sensibilização e mobilização sobre a prevenção e combate ao cancro da mama.
Afonso Belo Sanguvila fez este apelo durante a abertura do XV Fórum do Jovem Escutista Regional do Bié, realizado na cidade do Cuito, sob o lema: “Educação para um futuro sustentável”.
No seu discurso, o responsável enfatizou a importância dos escuteiros intensificarem as suas acções durante o mês de Outubro, reconhecido como "Outubro Rosa", dedicado à campanha de sensibilização sobre o cancro da mama, destacando a necessidade de disseminar informações à população sobre as medidas de prevenção da doença.
O director também solicitou à junta regional do Bié que organize eventos que promovam o bem-estar das comunidades, a protecção do meio ambiente e o combate a problemas sociais, como o alcoolismo e a prostituição, com o intuito de construir uma sociedade mais equilibrada, justa, transparente e inclusiva.
“Queremos contar com os escuteiros para reverter todos os males associados aos jovens”, declarou Afonso Belo Sanguvila, ressaltando que os jovens devem ser vistos como agentes de mudança e não como o foco do problema.
Ainda no seu discurso, fez saber que o Governo provincial compromete-se a apoiar o crescimento da organização escutista na região, a julgar pelo papel fundamental que desempenha na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida, mediando a transformação do conhecimento em sabedoria e capacitando diferentes estratos sociais.
Por seu turno, o chefe regional do Bié, Henrique Gambole Domingos, informou que o evento, que juntou mais de cem escuteiros, visou a partilha de ideias voltadas à vida interna e responsabilidade social da organização.
De acordo a fonte, o fórum foi realizado no âmbito das festividades dos 30 anos da Associação dos Escuteiros de Angola, a serem comemorados a 03 de Dezembro, sob o lema: “Impactando jovens e as comunidades”.
Informou que a região dos escuteiros no Bié tem apresentado um crescimento significativo, contando com mais de quatro mil associados das igrejas católica, Evangélica Congregacional e Kimbanguistas, organizados em 37 agrupamentos, dos quais 18 estão instalados no município do Cuito.
Entre os desafios, apontou a realização de várias actividades de impacto social, em prol da melhoria do bem-estar das comunidades, com realce para as mais carenciadas.
A Associação de Escuteiros de Angola (AEA) foi fundada em 1994 e é membro da Organização Mundial do Movimento dos Escuteiros, desde 1999. VKY/PLB