Gambos – Três cidadãos namibianos suspeitos do roubo de uma viatura de marca Toyota Hilux, no seu país e recuperada em Angola, foram detidos hoje, quarta-feira, no município dos Gambos, pela Polícia Nacional, após conexão entre autoridades de ambos países.
Trata-se de um trabalho levado a cabo com o Serviço de Investigação Criminal (SIC), em parceria com as forças namibianas que resultou, igualmente, na apreensão de valores monetários avaliados em 650 mil dólares namibianos e um telemóvel.
A viatura, segundo o comandante municipal da polícia Nacional nos Gambos, superintendente Gabriel Tchipa Lucata, foi roubada a sete de Julho do ano em curso, por voltas das 22h30 na aldeia de Hamutenya, na localidade de Ongwendiva e reclamada às autoridades locais horas depois.
Os suspeitos, segundo a fonte angolana, teriam se aproveitado da noite e, por via de arrombamento da porta, introduziram-se no interior da residência onde encontraram a vítima de 62 anos de idade e seus dois filhos, a quem exigiram a chave do carro.
De acordo com a fonte, a partir daí, a polícia namibiana enttrrou em contacto com a congénere angolana, que desenvolveu uma operação que resultou na detenção dos mesmos, quando pretendiam alcançar a localidade do Dongue, município dos Gambos, mas que tinham como destino Luanda, onde pretendiam desmanchar e vender as peças.
Referiu que a viatura só passou na fronteira com a república da Namíbia, devido a falsificação de documentos do meio e alteração da chapa de matrícula.
O meio será entregue às autoridades namibianas, através do gabinete nacional da Interpool, e os três marginais serão presentes ao ministério público local para os procedimentos legais que se impõem e depois serem extraditados. JT/MS