Jamba - Quatro cidadãos, de 38 a 55 anos de idade, foram detidos, domingo último, pela Polícia Nacional na Huíla, por supostamente financiarem a exploração ilegal de ouro, na localidade mineira de Mupopo, município da Jamba.
A informação foi prestada hoje, terça-feira, pelo director de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional na Huíla, inspector José Chimuco.
Referiu que os suspeitos foram detidos com um saco de cascalho, três balanças de precisão, um embrulho de ouro e dois milhões, 297 mil e 500 Kwanzas.
O responsável fez saber que os acusados são residentes das cidades de Ondjiva (Cunene), Lubango e Matala ( Huíla).
Trata-se do terceiro caso este ano, após a detenção no dia 01, de um professor de 34 anos, no bairro da Zona Académica, na Jamba, com mais de dois milhões de Kwanzas destinados a compra de ouro a garimpeiros, cinco embrulhos do mineral e uma balança.
Esse professor estaria supostamente ligado à quadrilha presa em Março, último, na altura composta dois cidadãos estrangeiros e dois nacionais, desmantelada no bairro do Tchioco, por suposto envolvimento em crimes de tráfico de mercúrio, ouro e posse ilegal de arma de fogo.