Cuito – Um cidadão do Congo Democrático foi detido pela polícia nacional, no município de Nharêa, província do Bié, por suposta posse de 35 pedras de diamantes.
Em declarações nesta quarta-feira à imprensa, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional no Bié, superintendente-chefe António Hossi, informou que o indivíduo, de 45 anos, foi encontrado ainda com oito mil dólares norte-americanos e um milhão de kwanzas.
Por sua vez, o acusado diz ter encontrado os diamantes na comuna de Soma Kwanza, no município do Chitembo, onde faz o garimpo ilegal.
Este é o primeiro caso registado este ano. Em Julho de 2023, a PN havia detido já dois cidadãos nacionais, na cidade do Cuito, acusados de comercializar diamantes falsos.
Ainda hoje foram apresentados dois supostos marginais, nacionais de 23 e 26 anos, que se dedicavam a assalto a mão armada nos bairros periféricos da cidade do Cuito.
Os mesmos detinham uma arma de fogo, do tipo pistola.
As detenções, segundo a fonte, foram possíveis por conta da colaboração das populações, que denunciaram os mesmos às autoridades.JEC/PLB