Huambo – Um cidadão nacional, de 41 anos de idade, que se fazia passar por funcionário da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), foi detido em flagrante, esta quinta-feira, nos arredores cidade do Huambo, soube a ANGOP
Falando à imprensa, o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Huambo, subinspector Abel Cangombe, disse que o falso inspector da IGAE recolhia processos individuais e dinheiro, alegando enquadramento na função pública
Disse que o acusado terá burlado 800 mil Kwanzas a três cidadãos, com promessas de serem enquadrados no Ministério de Saúde.
O oficial do SIC acrescentou que o mesmo foi detido, em plena via pública do Bairro São João, arredores da cidade do Huambo, após denúncias anónimas.
Referiu que o falso inspector, detido em prisão preventiva, já foi presente ao Ministério Público.
Trata-se do primeiro caso do género, este ano, na província do Huambo, onde vivem mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios.
A IGAE é um órgão auxiliar do Executivo com a missão de efectuar o controlo interno administrativo da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.
Tem como objectivo prevenir e detectar fraudes, actos de corrupção e de improbidade, irregularidades, desvios de conduta por parte dos funcionários públicos ou agentes administrativos que os compõe, bem como a defesa do património público e fortalecimento da integridade e transparência na gestão dos bens públicos.