Saurimo – Um cidadão nacional, de 36 anos de idade, que se fazia passar por agente do Serviço de Investigação Criminal (SIC), foi detido este sábado, no município de Saurimo, província da Lunda Sul, pela Policia Nacional.
Em declarações à imprensa, no acto de apresentação do falso agente, o porta-voz da delegação do Ministério do Interior na Lunda Sul, Florêncio de Almeida, explicou que o suposto efectivo foi detido em flagrante, quando extorquia 45 mil kwanzas aos parentes de um detido, para supostamente libertá-lo.
Em sua posse foram apreendidos, entre outros meios e equipamentos, uma pistola, com o respectivo carregador, um par de algemas e um telemóvel.
De acordo com o porta-voz do SIC, Florêncio de Almeida, o caso será apresentado ao Ministério Público nas próximas horas.
O SIC apresentou, igualmente, 17 cidadãos angolanos que se dedicavam a roubo qualificado, tráfico de estupafacientes, detenção e alteração de armas e munições proibidas, na cidade de Saurimo e arredores.
O Serviço de Investigação Criminal recuperou uma arma de fogo, motorizada de três rodas, 37 botijas de gás butano e vinte pares de chinelas diversas.