Luanda - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta sexta-feira, em Luanda, o director do IVA da Administração Geral Tributária (AGT), no quadro do mediático caso dos sete mil milhões de kwanzas.
A informação foi prestada pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, revelando que a detenção resulta do cumprimento de um mandato emitido por indícios fortes do seu envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.
Disse que a acção foi levada a cabo pela Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, numa coordenação operativa com o Gabinete de cibercrime da Procuradoria Geral da República, Direcção Central de Operações, Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, Serviço de Informação e Segurança do Estado (SINSE), entre outras forças.
Explicou que o director foi detido por factos que configuram os crimes de acesso ilegítimo a sistema de informação e devassa, através do sistema de informação, falsidade informática, associação criminosa e peculato.
Sem precisar o nome do director, o porta-voz do SIC realçou que as investigações prosseguem em torno deste processo, para o total esclarecimento do esquema fraudulento.
Referiu que cumpridas todas as formalidades, o cidadão ora detido será presente ao Ministério Público para os trâmites legais. OHA