Lubango - A Polícia Nacional na província da Huíla deteve, no último fim-de-semana, um cidadão de nacionalidade vietnamita, suspeito de crime de tráfico de marfim, por se encontrar na posse de 20 quilos deste artigo de comercialização proibida.
A detenção aconteceu no posto policial da Chibemba, no município dos Gambos, quando o suspeito tentava passar o posto fronteiriço e entrar na Huíla, proveniente da província do Cunene, onde trabalha.
Em declarações, nesta segunda-feira, à ANGOP, o director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector José Chimuco, explicou que o individuo contratou um cidadão nacional de 47 anos, que se encarregou de transportar as seis peças de marfim numa viatura de marca Toyota, modelo Hilux, por 50 mil kwanzas.
O abate de elefantes no Parque Nacional do Bicuar, situado na Huíla, zona limítrofe com os municípios de Cahama e Xangongo (Cunene), tem sido uma prática constante, sendo que este mês foram presos sete caçadores furtivos, que admitiram vender o marfim a cidadãos namibianos.