Luena – O chefe da secretaria da escola do I ciclo nº 145 do bairro Kapango, Hélder Ernesto Ndumbo, arredores da cidade do Luena, foi hoje detido por promover cobranças ilícitas aos alunos.
A detenção resulta de uma denúncia à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), informou à ANGOP o chefe de departamento de Denúncia, Queixa e Reclamações dessa instituição, Celestina Vumbi Lionguela.
A denúncia dava conta que se estaria a ser cobrados, indevidamente, valores aos alunos da referida escola, para justificação de faltas e obtenção de declaração de habilitação.
Esse facto levou ao local uma equipa do IGAE, acompanhados de agentes da Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que detiveram em flagrante o acusado com 28.000.00 (vinte e oito mil Kwanzas), resultante de cobranças indevidas.
Por se tratar de um acto de improbidade administrativa, violador das normas de Direito Penal, o prevaricador será presente ao Ministério Público.
Desde a institucionalização do IGAI, no Moxico, em Novembro de 2021, já efectuaram 13 detenções, fruto de 100 denúncias.