Waku-kungo – Um agente regulador de trânsito, de 50 anos de idade, foi detido segunda-feira, na cidade do Waku-Kungo, município do Cela, província do Cuanza Sul, por suposta tentativa de extorsão de 10 mil kwanzas a um taxista, soube, esta terça-feira, a ANGOP.
De acordo com uma nota da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), o acusado, com a categoria de subchefe, foi detido em flagrante após denúncia pública efectuada ao Call Center da instituição.
“Após uma denúncia pública, uma equipa de inspectores da IGAE, em companhia de técnicos do SIC efectuaram a detenção, em flagrante, do agente regulador de trânsito no bairro do Caxique, na cidade do Waku-Kungo, ao tentar extorquir Kz 10.000 a um automobilista”, lê-se no documento.
A cobrança e recepção de valores em numerário por funcionários públicos constitui acto de improbidade nos termos da Lei 3/10 de 29 de Março, bem como uma infracção disciplinar pela violação dos deveres dispostos no artigo 7° da Lei Nº 26/22, de 28 de Agosto, combinada com o Decreto Nº 33/91, de 26 de Julho, e punível nos termos do artigo 357° do Código Penal.
Este é o primeiro caso registado, este ano, pela Inspecção Geral da Administração do Estado no município do Cela.
A IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo, com a missão de efectuar o controlo interno administrativo da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.
O objectivo é de prevenir e detectar fraudes, actos de corrupção e de improbidade, irregularidades, desvios de conduta por parte dos funcionários públicos ou agentes administrativos que os compõe, bem como a defesa do património público e fortalecimento da integridade e transparência na gestão dos bens públicos.MCN