Namacunde – A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género no Cunene, Elizeth Mwamelungi, destacou hoje, domingo, no município de Namacunde, o trabalho desempenhado pelas parteiras tradicionais nas comunidades.
Ao falar no acto provincial alusivo ao Dia da Mulher Rural, assinalado a 15 de Outubro, a responsável reconheceu o empenho dessas mulheres e reiterou o apoio do Executivo, sobretudo no reforço de kits profissionais.
Fez saber que a realização permanente de acções de formação é uma prioridade, com vista a aumentar os conhecimentos e a reduzir a mortalidade materno-infantil nas zonas rurais.
Lembrou que as 300 parteiras tradicionais controladas na província beneficiaram, este ano, de kits profissionais diversos, o que lhes tem permitido prestar melhor serviço nas localidades.
A directora destacou, igualmente, o desempenho da mulher rural na agricultura familiar, com o cultivo de produtos diversos, contribuindo para a segurança alimentar, com vista ao sustento das famílias, combate à fome e à pobreza.