Ndalatando - O director da Câmara Profissional dos Terapeutas da Medicina Natural, Tradicional, Alternativa e não Convencional no Cuanza Norte, António Fernando, destacou hoje ( terça-feira), em Ndalatando, o contributo do médico e terapeuta tradicional Kitoko Mayavanga, na investigação de plantas e da medicina tradicional.
Em declarações à ANGOP, António Fernando referiu que além da cura de doentes com várias patologias, Papá Kitoko notabilizou-se na organização e legalização dos terapeutas tradicionais no país com a criação da Câmara Profissional dos Terapeutas da Medicina Natural, Tradicional, Alternativa e não Convencional em Angola, bem como a Fundação Kitoko.
O responsável informou que com essa sua visão, Papá Kitoko ajudou o sistema de saúde a solucionar casos de elevada complexidade, sobretudo, do fórum psico-neorológico, através de métodos de investigação e aplicação de várias plantas.
“Doctor Kitoko dedicou a vida no estudo e pesquisa da medicina tradicional e licenciou-se em Naturopatia, o seu passamento físico deixa um grande vazio na classe”, declarou.
Para António Fernando, Papá Kitoko contribuiu para a afirmação da classe e aceitação da medicina tradicional na sociedade.
Como resultado do trabalho de Papá Kitoco, muitos terapeutas tradicionais abriram no país clínicas e ervanárias que têm estado a contribuir para a cura de muitas enfermidades.
Disse que em função do passamento físico de Papá Kitoko, os terapeutas tradicionais na região observarão um período de luto, bem como foi aberto um livro de condolências na sede da instituição localizada no bairro Che Guevara, Ndalatando.
Trezentos e Setenta terapeutas e 50 parteiras tradicionais estão legalizados na Câmara Profissional dos Terapeutas da Medicina Natural, Tradicional, Alternativa e não Convencional no Cuanza Norte, dos mais de mil que a província possui.
Explicou que estes profissionais têm contribuído para o tratamento de várias doenças como a penecite, hérnia, hepatite B, malária, cancro da mama, hemorróides, impotência sexual, infertilidade, ejaculação precoce, assim com doenças do forum psicológico e psiquiátrico, estando em curso investigações para o tratamento do Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH).
Kitoko Mayavanga ,“Papá Kitoko”, morreu na noite de domingo ( 11) vítima de acidente de viação, no Distrito Urbano do Zango, em Luanda, aos 64 anos de idade.