Mbanza Kongo – Um grupo de marginais que se dedicava ao assalto de viaturas com mercadorias, na Estrada Nacional 210 (EN-210), que liga os municípios do Nzeto e Tomboco, província do Zaire, foi desmantelado quarta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em parceria com a Polícia Nacional.
Denominado por “Catanadas”, o grupo era composto por quatro elementos com idades entre os 16 e 32 anos, informou esta quinta-feira, o porta-voz da Delegação Provincial do Interior, Sérgio Afonso.
De acordo com o responsável, as acções criminosas eram praticadas com o recurso a arma de fogo, sendo o subtroço Nzeto/Tomboco o mais visado pelos meliantes, devido ao seu estado acentuado de degradação.
Acrescentou que o desmantelamento dessa associação de malfeitores contou com a colaboração da população residente em algumas aldeias existentes ao longo da estrada nacional 210.
Sérgio Afonso, disse que para além de assaltos de viaturas com mercadorias, o grupo de marginais se apoderava também de bens dos aldeões residentes ao longo da via.
Durante a operação policial, foram apreendidas 14 botijas de gás butano, uma arma de fogo de tipo AKM, dois televisores plasmas e um colchão.
Informou que o processo dos detidos corre os seus trâmites legais, devendo nos próximos dias serem presentes ao Ministério Público.
Oitenta quilómetros separam o município do Nzeto da vila do Tomboco. JL