Lubango - Quatro pessoas morreram e uma outra ficou com ferimentos ligeiros nos membros superiores, nos municípios da Matala, Caconda, Cuvango e Chipindo, na província da Huíla, após serem atingidas por trovoadas, no fim de se semana.
A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à ANGOP, pela porta-voz do Serviço Provincial de Bombeiros da Huíla, subinspector-bombeiro, Teresa Abel, realçando que na Matala foram registadas duas mortes de cidadão com seis e 28 anos, ambos da mesma família.
Destacou que em consequência das quedas pluviais acompanhadas de raios, na localidade do Bimbe, uma descarga causou um incêndio de médias proporções, tendo afectado uma residência de adobe coberta de capim e causou a morte por carbonização dos cidadãos.
Já no Cucango, conforme a fonte, o fenómeno causou a morte de um cidadão de 31 anos de idade que vinha da lavra, na comuna do Galangue, aldeia de Cambuengue.
Em Caconda, o caso ocorreu na comuna do Gungui, foi vítima um cidadão de 42 anos de idade, que se encontrava a ouvir rádio por baixo de uma árvore, junto a sua cubata e foi atingido pela descarga atmosférica.
Já na aldeia do Chilivo, no município do Chipindo, o raio causou ferimentos leves nos membros inferiores à uma cidadã de 33 anos de idade, que encontrava-se a realizar a actividade ilícita de exploração de minério de ouro.