Viana - Os deputados da 4ª Comissão da Assembleia Nacional deram, esta terça-feira, nota positiva as obras do Executivo em curso no município de Viana, em Luanda.
A visita faz parte das atribuições do parlamento de legislar e fiscalizar em nome dos cidadãos.
No final da mesma, o deputado Américo Chivucuvucu fez saber que a comissão está a realizar, em Luanda e no Bengo, visitas de avaliação da execução do OGE e da implementação da obras ligadas ao PIIM, PIP e outros programas do Executivo.
O parlamentar disse ter recebido a missão de trabalhar em Viana para tomar conhecimento do grau de execução física e financeira dos projectos, entre os quais escolas, centros de saúde, hospital do Capalanca, mercados, bem como estradas a serem melhoradas.
Considerou o resultado positivo, tendo deixado uma mensagem de encorajamento aos responsaveis do município e a todos envolvidos nos projectos.
“Regressamos com uma ideia positiva, temos a noção exacta que os problemas são enormes mas o desafio é resolver gradualmente”, frisou.
Sobre o Hospital do Capalanga, lembrou que o município de Viana sempre foi uma zona crítica, mas saíram com uma impressão positiva, por constatarem haver um esforço das autoridades de melhorar as infra-estruturas, em criar melhores condições de trabalho para os técnicos de saúde, bem como prestar melhor serviço com foco na humanização.
“Os problemas são variados no que diz respeito ao saneamento básico, apoio em termos de canalização de água potável, extensão da energia. Viana tem cerca de 3 milhões de habitantes, um terço da província de Luanda, pelo que os desafios são grandes, mas deixamos uma mensagem de solidariedade e encorajamento porque o nosso foco é trabalhar para a prosperidade da dignidade humana”.
Por sua vez, o administrador de Viana, Demétrio de Sepúlveda, disse terem mostrado aos deputados o que está a ser feito no município.
Destacou, no Distrito Urbano da Estalagem, a estrada da rua das Madres, que tem 5.4 quilómetros e está a ser asfaltada, apesar de alguns problemas de drenagem que decorrem da exiguidade do orçamento disponível.
Fez saber que os deputados ficaram satisfeitos com o que viram e deram algumas notas sobre os vários projectos.
Sobre a estrada do cemitério (Viana/Calumbo), explicou que a obra já está contratada, devendo em breve ter o seu início, sob responsabilidade do Governo Provincial de Luanda.
Américo Chivucuvucu e José Ndambuca, acompanhado pelo administrador de Viana e membros do seu pelouro, visitarem o Projecto de Asfaltagem da Rua do Centro Ortopédico 5km, à escola de 7 salas de aula, no Bairro Luanda Sul, o posto de saúde do Km 14-B, o projecto de asfaltagem da Rua das Madres - Obras do PIP, à reabilitação da escola (5051) de 7 salas, o mercado do Calumbo, a construção e apetrechamento de um Centro de Saúde nos Mulenvos do Sul, bem como o hospital do Capalanga.
Integram o município de Viana, os distritos urbano do Zango, Baia, Vila Flor, Kikuxi, Vila/sede, Estalagem e a comuna de Calumbo. NGS/PA/VM