Huambo – O coordenador do círculo eleitoral do Huambo, deputado Armando Capunda, considera que o futuro Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) vai ajudar a melhorar, significativamente, o desempenho dos profissionais na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Em declarações hoje, sexta-feira, à imprensa, no final de uma visita de constatação ao empreendimento, em construção desde 2014, no bairro Macolocolo, arredores da cidade do Huambo, o parlamentar disse ser um projecto ambicioso, projectado com uma visão ampla, capaz de servir toda classe jornalística da SADC.
O parlamentar mostrou-se satisfeito com o andamento das obras de construção do futuro centro que, apesar dos constrangimentos resultantes da pandemia da Covid-19, no tocante a importação dos materiais, apresentam um grau de execução física bastante considerável.
Nesta conformidade, Armando Capunda solicitou ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social que continue a fiscalizar a execução da obra, para que seja entregue nos prazos estabelecidos.
Os deputados receberam garantias, da parte do empreiteiro, que a infra-estrutura poderá estar à disposição dos profissionais da comunicação social em Abril de 2022.
A propósito, o empreiteiro, Manassés Safeca, informou que a primeira fase, consubstanciada na edificação das paredes dos compartimentos que compõem o centro, terminou em Setembro de 2020, estando, neste momento, a decorrer a segunda fase, que vai na ordem de 12 por cento.
Nesta altura estão a decorrer os trabalhos de reboque das paredes do futuro centro, que poderá formar mais de mil quadros do sector da comunicação social por cada ciclo, em 16 salas de aula, 87 dormitórios para o internamento, auditório, estúdio para a radiodifusão, de televisão e para imprensa, biblioteca, sala dos professores e casas de passagem.
O mesmo está a ser construído numa área acima dos 800 mil metros quadrados.