Chinjenje – A demora na disponibilização financeira atrasou a conclusão, dentro dos prazos previstos, de 14 infra-estruturas de impacto social em execução no município do Chinjenje (Huambo), no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Segundo apurou hoje a ANGOP, trata-se das obras de construção de duas escolas de sete salas de aula, de um posto de saúde, de duas residências protocolares, do palácio do administrador municipal, da biblioteca municipal e do palácio da justiça, que estavam paralisadas devido a demora no financiamento e que retomaram recentemente, depois da disponibilização financeira.
Paralisadas por falta de verbas estão também as obras de construção de uma escola de sete salas de aula e do parque infantil local.
No geral, estas infra-estruturas, num total de 14, foram consignadas em 2019 com a previsão de estarem concluídas em Fevereiro de 2020, com foco na melhoria da qualidade de vida da população, através do aumento dos serviços sociais.
A propósito, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, deslocou-se, à municipalidade para constatar “in-loco” o grau de execução destes projectos, tendo sido informada pelos empreiteiros de que o incumprimento deveu-se a demora nos pagamentos.
Todavia, recebeu a garantia de algumas dessas empreitadas estarem concluídas nos próximos três meses, tendo em conta o dinheiro que receberam recentemente.
Em declarações à imprensa, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Francisco Jamba Kata, esclareceu que a morosidade nos pagamentos, sobretudo em 2020, deveu-se aos procedimentos administrativos que tinham que ser observados, tendo em conta o contexto económico-social, agravado pela pandemia da Covid-19, que forçou a realização de ajustes orçamentais das obras.
Nesta conformidade, ssegurou que a situação já foi ultrapassada, com a disponibilização regular das verbas para as obras, por parte do Ministério das Finanças, tendo, por isso, apelado os empreiteiros a cumprirem os novos prazos estabelecidos, sem descurar a qualidade das obras.
Durante a sua visita de trabalho ao município do Chinjenje, a governadora da província procedeu a entrega de insumos agrícolas, entre adubos, enxadas e charruas, aos camponeses das aldeias do Lossele, Luanhica e Jolomba.
O município do Chinjenje, um dos 11 da província do Huambo, é habitado por uma população estimada em 38 mil e 539 habitantes, distribuídos em duas comunas (sede e Chiaka).