Huambo - Os desafios actuais da melhoria das condições sociais dos trabalhadores e da garantia da harmonia do ambiente laboral exigem maior proactividade da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical (UNTA-C.S).
Este ponto de vista foi apresentado hoje, sábado, pelo secretário provincial do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJA) do Huambo, Francisco Calvino Satengue, quando dissertava o tema “Os desafios dos sindicatos no actual contexto social, económico e laboral”, durante a palestra que marcou, a nível desta província, as comemorações dos 63 anos de existência da UNTA-C.S.
Na ocasião, Francisco Calvino Satengue disse ser necessário que a UNTA, enquanto instituição congregadora de diversas organizações sindicais, seja mais proactiva, unida e organizada na sua actuação, para que, de forma conjunta, se possa buscar as melhores vias de resolução dos problemas que afectam a classe trabalhadora do país.
O sindicalista advogou a aplicação, nos processos de negociações com as entidades empregadores, de métodos que se adequam ao contexto actual, de modo a garantir a eficácia da acção sindical, evitando, deste modo, as constantes greves, manifestações e demais revoltas sociais.
A confederação sindical foi fundada a 16 de Abril de 1960, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, durante o Congresso dos Trabalhadores Angolanos no Exílio.
Na altura, o movimento reuniu, inicialmente, uma base de associados composta por camponeses e trabalhadores urbanos, em solo angolano.
A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederação Sindical controla, no Huambo, 12 associações filiadas que correspondem a um universo de 24 mil 753 trabalhadores associados. VKY/ALH