Caxito – O director municipal da educação no Dande, Adão Domingos Sacatwala, considerou hoje, em Caxito, província do Bengo, a necessidade de continuar a lutar pela emancipação dos direitos da mulher e do seu empoderamento para tornar o mundo num lugar melhor e digno de se viver.
Ao dissertar na abertura da I mesa redonda sobre “a mulher e desenvolvimento sustentável“, no âmbito do Março Mulher, o responsável disse que as mulheres desempenham um papel preponderante em todas as esferas de desenvolvimento económico e social do país.
Janice Muanamalongo, uma das prelectoras, disse que a mulher tem duplas responsabilidades, entre as quais a educação dos filhos, a gestão de resíduos sólidos, preservação do ambiente, entre outras.
A directora do Gabinete Provincial da Família, Promoção da Mulher e Igualdade de Género do Bengo, Isabel Lisboa, ressaltou que o empoderamento permite mais aceitação das mulheres na sociedade, apelando-as a apostar na formação académica e profissional.
A mesa redonda teve por objectivo reflectir sobre a influência da mulher no desenvolvimento sustentável, seu empoderamento e as políticas públicas para mulher, família e igualdade de género. MD/IF