Caála – A sede comunal da Calenga, município da Caála, se encontra há mais de uma semana às escuras devido a danificação dos cabos eléctricos de alta-tensão, em consequência das fortes chuvas que se abateram na localidade.
O sinistro, que afectou a principal linha de transporte de energia eléctrica da comuna, ocorreu dois meses depois da interligação do sistema elétrico da localidade a barragem de Laúca, deixando privado deste bem 563 consumidores.
Em declarações sexta-feira, à ANGOP, o director de Energia e Águas do município da Caála, José Gomes Matias Canhongue, explçicou que as ramificações das árvores destruídas pelas chuvas caíram sobre os cabos de linha de transporte.
Entretanto, informou que os técnicos da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), no Huambo, desenvolvem já esforços de superação, no sentido de repor o normal fornecimento no sistema.
José Gomes Matias Canhongue assegurou que os trabalhos continuam a bom ritmo, tendo por isso apelando a calma à população da comuna.
A comuna da Calenga, uma das três do município da Caála e cuja a vila dista a 33 quilómetros do centro da cidade do Huambo, tem uma população estimada em 52 mil habitantes, distribuídos em 52 aldeias.