Lubango – O administrador municipal do Cuvango, Luís Marcelo, defendeu esta quarta-feira, a necessidade de se promover maior qualidade, responsabilidade e cumprimento dos prazos na execução de obras públicas, no quadro do orçamento participativo do ano em curso.
O gestor municipal fez a exigência aos empresários durante um encontro com o Comité Técnico de Gestão do Orçamento do Munícipe no Cuvango, em função de alguns projectos do exercício anterior ainda não entregues, assim como da observância de certa falta de qualidade de algumas obras.
Declarou que os projectos do orçamento participativo são executados pelas empresas locais, mas algumas não apresentam a qualidade que se deseja da força de trabalho, cujo capital humano deixa a desejar e se traduz, também, no produto final, daí ser preciso que estas recorram a quadros qualificados.
“No exercício económico deste ano, dedicado sobretudo à aquisição de equipamentos e manutenção, é necessário que os empreiteiros olhem para esses pressupostos, para que os bens tenham maior durabilidade”, alertou.
Salientou que as acções dos projectos implantados a nível do município têm um impacto positivo na vida da comunidade local, logo, as empresas são chamadas a serem mais sérias na prossecução dos mesmos, cumprindo com os pressupostos do caderno de encargos.
O Comité Técnico de Gestão do Orçamento do Munícipe no Cuvango, durante o exercício económico 2022, elaborou 11 projectos que foram implementados, tendo beneficiado mais de 74 mil habitantes da municipalidade.
Das iniciativas constam a reabilitação de pontes, campos polivalentes, reabilitação e iluminação do parque, entrega de material de limpeza e saneamento básico e cestas básicas para famílias vulneráveis, alguns deles ainda em curso por se concluir.
O Orçamento Participativo do Munícipe é anual, avaliado em 25 milhões de kwanzas e para o ano em curso prevê-se materializar, pelo menos, seis projectos direccionados a compra de equipamentos e manutenção de estruturas.
O município do Cuvango dista 356 quilómetros a Leste do Lubango, capital da província da Huíla e conta com uma população estimada em 103 mil 262 habitantes. EM/MS