Lubango - Oitocentos profissionais de saúde do país estão, desde hoje, segunda-feira, a participar dos cursos pré-congresso, no âmbito do da realização do 1º Congresso Hospitalar da Região Sul, que acontece na cidade do Lubango, província da Huíla, nos dias 26 e 27 deste mês.
Entre os profissionais estão médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e terapêutica, em representação de todo país, cujo evento é co-organizado pelos hospitais do Cuando Cubango, Cunene e Namibe Benguela e Huíla.
Em declarações à ANGOP, a membro da organização, Balbina Oliveira, realçou que o objectivo dos cursos pré-congresso é formar melhor os profissionais da classe, sobre diversas matérias que possam contribuir para a qualidade da saúde na região, assim como promover a troca de experiência entre os profissionais.
Balbina Oliveira salientou que os participantes estão distribuídos em sete turmas e em dois dias serão ministrados 17 cursos, entre os quais destacam-se os “fundamentos no doentes crítico, “monitorização e parâmetros ventilatórios”, “estatística experimental em saúde”, “cuidados paliativos” e “controlo da dor em pacientes oncológicos”, cujos formadores são nacionais e estrangeiros.
Os dias 26 e 27 estão reservados a mesas redondas, conferências plenárias e várias comunicações científicas, com apresentação de trabalhos científicos inovadores e participarão cerca de 400 congressistas, entre convidados nacionais e estrangeiros.
O lema adoptado para esta primeira edição é “Um Olhar sobre a Inovação, Gestão da Qualidade e Investigação Científica Operacional nas Organizações de Saúde. Que caminhos?” BP/MS