Ondjiva – A província do Cunene está a trabalhar na conclusão da montagem do sistema informático que vai permitir a emissão do modelo de cartas de condução utilizado na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A informação foi avançada hoje, sábado, pelo segundo comandante da Polícia Nacional no Cunene, sub-comissário João Paiva, à margem da feira de entrega de livretes, emitidos desde 2000, cujos proprietários nunca manifestaram o interesse de levantar.
Informou que as condições estão a ser criadas para que, brevemente, a província inicie a emissão deste documento, medida que visa evitar a deslocação dos interessados à Luanda, para obter documento que permite circular na região da África Austral.
Em relação à feira, João Paiva disse que estão disponíveis nove mil e 305 livretes para serem entregues aos proprietários.
Sublinhou que de forma pedagógica estão a ser sensibilizados os utentes para levantarem os seus livretes e cartas de condução, de modo a evitar o pagamento de multas.
Angola, membro da SADC, ratificou a 20 de Novembro de 1998, o Protocolo Regional sobre Transportes, Comunicações e Meteorologia, que recomenda a todos os Estados Membros a adoptarem um formato uniforme para as cartas de condução, cuja validade deve ser reconhecida nos respectivos territórios.