Ndalatando- A obra de asfaltagem das ruas do bairro da Juventude, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, termina em Julho deste ano, anunciou, nesta quarta-feira, o encarregado do projecto, Fernando Moreno.
A construção da infra-estrutura, a cargo da construtora “Tecnovia Angola”, é parte de uma empreitada que compreende a asfaltagem de cerca de quatro quilómetros do bairro da juventude e de pouco mais de um quilómetro da via de acesso ao hospital do bairro Sassa.
Contempla ainda a construção de mais de dois quilómetros de lancis, sistema de drenagem, mais de 10 mil metros quadrados de passeios e sinalização vertical e horizontal
Um bilião e 180 milhões de kwanzas constituem o valor da obra, acrescido de um investimento de 35 milhões e 400 mil kwanzas, destinado ao pagamento da fiscalização.
Falando durante a visita do Governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, o responsável da obra disse que a empreitada, iniciada em Agosto de 2020, tem um nível de execução física de 60 por cento.
O responsável anunciou que foram já asfaltados 2,5 quilómetros e construídos dois mil metros de lancis e passeios.
Fernando Moreno reconheceu que a obra devia ter terminado em Janeiro de 2021), mais os constrangimentos decorrentes da pandemia da Covid-19, que restringiu a mobilidade de pessoas e meios, bem como outros de natureza técnica.
A obra, inscrita no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), criou 80 empregos para os jovens locais.
Hoje, o governador Adriano Mendes de Carvalho constatou o grau de execução da obra, tendo se manifestado satisfeito com o nível de execução da empreitada.
Sublinhou que a asfaltagem do bairro vai trazer mais comodidade na circulação, que tem sido bastante difícil, principalmente na época das chuvas.
Adriano de Carvalho acrescentou que, além dos trabalhos de requalificação das vias de Ndalatando, várias sedes municipais vão beneficiar de obras de asfaltagem e de construção de outras infra-estruturas.
Trata-se da asfaltagem das sedes municipais do Quiculungo e Banga, cujos trabalhos estão já em fase de preparação para o arranque.
O bairro da Juventude, localizado na área de Catome de Baixo, surgiu entre 2010 a 2011 com a construção das primeiras 45 residências, no âmbito da execução do programa nacional "Angola-Jovem", de iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos.
Das 100 casas previstas no programa, foram apenas concluídas 45 residências do tipoT2.
Posteriormente, o bairro cresceu com a implementação de outros projectos habitacionais, para acomodação de quadros de diversos organismos.
O bairro social para jovens foi construído para aliviar a carência de habitação entre a juventude de Ndalatando.