Dondo - Vinte e sete novos técnicos de saúde receberam, quarta-feira, no Dondo, as suas guias de colocação, para trabalharem em unidades de saúde do município de Cambambe, província do Cuanza Norte.
Os novos técnicos fazem parte do grupo de concorrentes apurados no concurso público da Saúde de 2020 e foram distribuídos pelas unidades sanitárias das quatro comunas do município de Cambambe, Massangano, Dange- ya- Menha, São Pedro da Quilemba e Zenza- do- Itombe, respectivamente.
Na cerimónia de entrega das guias, o director da Saúde da região, Miguel Simão, considerou o ingresso dos novos técnicos uma mais-valia para o sector.
Referiu que a entrada em funcionamento dos novos técnicos vai permitir melhorar a qualidade dos serviços prestados nas unidades sanitárias da circunscrição, principalmente ao nível do atendimento humanizado dos pacientes.
Fez saber que dos 27 novos técnicos que receberam as guias de colocação 20 são enfermeiros e os outros sete técnicos de diagnóstico.
Lembrou que algumas unidades de saúde do município de Cambambe se encontram encerradas por falta de técnicos, uma situação que será revertida com o ingresso dos novos efectivos.
Os novos técnicos, ressaltou, vão ainda reforçar as equipas médicas de unidades hospitalares em funcionamento na região, no sentido de realizarem trabalho mais eficaz e reduzir as enchentes registas no Hospital Municipal de Cambambe.
O administrador municipal de Cambambe, Adão Malungo, por sua vez, apelou aos novos técnicos abnegação e comprometimento com a profissão.
Exigiu ainda dos novos técnicos sentido de missão e a primarem pela honestidade, pontualidade e assiduidade no trabalho, para atenderem da melhor forma os pacientes.
Informou que a Administração Municipal de Cambambe tem projectos, para implementar brevemente, de reabilitação e construção de unidades sanitárias.
O município de Cambambe possui 27 unidades sanitárias, sendo Hospital Municipal, quatro centros de saúde e 22 postos médicos, cujo funcionamento é assegurado por 14 médicos, cinco dos quais estrangeiros e 97 enfermeiros, 31 técnicos de diagnóstico e terapêutica.
O município de Cambambe tem uma extensão de 5. 212 quilómetros quadrados, onde vivem mais de 80 mil habitantes.