Banga - Setenta e oito jovens concluíram hoje, no município da Banga, província do Cuanza Norte, uma acção formativa em artes e ofícios.
Os jovens receberam formação em pastelaria, electricidade, informática, corte e costura.
Os cursos, com a duração de três meses, foram ministrados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop), no âmbito do Programa de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).
Em implementação no Cuanza Norte, desde Setembro de 2020, o PAPE já beneficiou 1 800 jovens com formação profissional, kits de trabalho, estágios profissionais, microcrédito no valor de 320 mil kwanzas e atribuição de carteiras profissionais, no quadro da avaliação e certificação de competências.
A implementação do referido programa permitiu também à criação de dois mil e 90 postos de trabalho.
O responsável do Inefop no Cuanza Norte, João Gaspar António, destacou o papel do PAPE na geração de empregos para os jovens, através da formação e atribuição de kits profissionais.
O Inefop, segundo o responsável, está a negociar com a empresa Elecnor, encarregue da instalação da rede de energia eléctrica aos municípios da Banga e Ngonguembo, para assegurar estágios profissionais aos jovens da localidade formados em electricidade.
O administrador municipal da Banga, Leopoldo dos Santos, realçou a adesão da juventude na formação, sobretudo, no curso de corte e costura, ofício exercido, maioritariamente, por cidadãos de idade avançada.
Tratou-se da primeira acção formativa realizada no município da Banga, que não dispõe de um centro de formação profissional.