Ndalatando – Trinta e oito jovens organizados em cooperativas, no Cuanza Norte, estão a receber meios de trabalho, sementes e fertilizantes, visando o fomento da agricultura, no âmbito do Programa juvenil de Apoio à Produção (Projapro), de iniciativa do Conselho Provincial da Juventude.
De acordo com presidente do Conselho Provincial do Cuanza Norte da Juventude, Gaspar Faustino Domingo, que prestou a informação à ANGOP, hoje, quarta-feira, em Ndalatando, o Projapro é um projecto que visa a inserção dos jovens em acções de fomento da produção agrícola.
O projecto conta com a parceria de vários organismos públicos e privados, incluindo instituições bancárias, com objectivo de viabilizarem financiamentos para o fomento do empreendedorismo juvenil e geração de empregos.
O Conselho está a distribuir meios de produção agrícola, em parceria com a direcção local da Agricultura e Pescas, por via do Instituto do Desenvolvimento Agrário, que presta também assistência técnica aos beneficiários.
Estão cadastrados na província 580 jovens agrupados para a formação de cooperativas juvenis de agricultores.
Além do incentivo a produção agrícola, o Conselho está também engajado em projectos de combate à delinquência juvenil, ao alcoolismo, drogas, à prostituição, entre outros.
Afirmou que no Cuanza Norte, os jovens tem ainda à sua disposição o projecto “Agro Jovem”, do governo provincial que visa melhorar o aproveitamento de terras aráveis existentes na região e inserir a juventude na vida produtiva, de modo a contribuírem nas acções de combate à fome e à pobreza.
O projecto que conta, actualmente, com 200 hectares de terra preparados está a ser implementado pelas administrações municipais, em coordenação com os conselhos locais da juventude.
O mesmo está a ser implementado com sucesso no município do Bolongongo, onde oito jovens estão a produzir diversas culturas como ananás, mandioca, milho, feijão, entre outras, numa área de 30 hectares.
No âmbito do projecto, as administrações municipais encarregam-se da preparação das terras e distribuição de sementes e instrumentos de trabalho.
O projecto não contempla apoios financeiros aos beneficiários, apenas apoio institucional com meios agrícolas.
Apelou aos jovens a aproveitarem as facilidades de financiamento do governo no âmbito dos programas de incentivo à produção local, organizando-se em cooperativas.
O Conselho Provincial do Cuanza Norte da Juventude congrega 64 organizações juvenis.