Ondjiva - Cinco infra-estruturas sociais, dos 12 projectos inseridos no Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão por concluir no Cuanhama, província do Cunene, informou o administrador local, José Kalomo.
Trata-se da reabilitação da escola do I e II ciclo de Oulondelo, construção do depósito de medicamentos, do centro de saúde e duas esquadras policiais nas comunas de Ondjiva, Oshimolo e Nehone.
As obras estão paralisadas desde o mês de Agosto último, por situações financeiras e apresentam um nível de execução física na ordem de 80 por cento e financeira de 76 por cento.
Ao discursar na sexta-feira, num encontro de balanço das actividades desenvolvidas no município ao longo do ano, o administrador disse que, para o ano de 2024, as atenções estarão centradas nestes projectos que trarão mais valias aos munícipes.
Disse que no âmbito do PIIM, foram inaugurados dois complexos residenciais para professores e enfermeiros nas comunas de Nohone e Oshimolo, aquisição de um camião basculante e 20 motorizadas de três rodas, para o saneamento básico.
José Kalomo fez saber que no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, foram concluídas 26 acções, 15 em curso e cinco por iniciar, num total de 46 acções inscritas nos oito eixos do programa.
Entre as acções, destacou a aquisição de cinco máquinas debulhadoras de cereais para o apoio a cinco cooperativas de cem produtores familiares, um tractor agrícola e diversos inputs agrícolas que beneficiaram 150 famílias, entre outros.
O administrador disse que o programa que arrancou no mês de Julho e conta com um orçamento anual de 336 milhões de kwanzas.
O município do Cuanhama foi contemplado com 12 projectos do PIIM, entre escolas, postos de saúde, residências para professores e enfermeiros, entre outras, avaliados em dois mil milhões e 366 milhões de kwanzas.
A província do Cunene foi contemplada com 135 projectos, destes 109 são de responsabilidade das administrações municipais, 26 do governo da província e cinco de subordinação central. PEM/LHE/OHA